Foge, e então?

Cais Palafítico da Carrasqueira

Bem perto de Lisboa, fica um local que parece ter sido tirado do nosso imaginário. O Cais Palafítico da Carrasqueira, a 3 km da Comporta, é um sítio mágico e ainda desconhecido de muitos de nós. 

A Comporta é o local ideal para passar aquelas férias sossegadas ou um fim-de-semana de fugida, longe da confusão dos grandes destinos turísticos. Entre mergulhos nas praias de areia branca e uma visita a Tróia passem por este cais, construído por pescadores nos anos de 1960, e que vale bem a pena visitar.

No estuário do Sado, o cais palafítico (assim chamado porque é todo ele assente em estacas de madeira) parece colocar-nos noutro tempo, onde a tecnologia ainda não tocou. Percorram todos os passadiços, com as suas casas de madeira que dão apoio aos pescadores, sempre prontos a contar-nos as suas histórias. Tentem ir na maré cheia e lá regressar na maré vazia, pois a dupla visita vai mostrar dois cenários completamente distintos. Um, mais idílico, cheio de água e de barcos a boiar; e outro, lamacento, de estacas à mostra e quase que de aspecto ameaçador de tanto lodo que descobre. 

Imprescindível mesmo é fazer uma visita no pôr-do-sol! Levem uma máquina fotográfica para registar o momento e alegria para o desfrutar. Calma, serenidade, paz e paisagens incríveis que mudam consoante as marés.

E despachem-se a ir, pois, apesar de saber que são necessárias, vão existir obras de renovação e poderá perder muita da sua autenticidade.

Rita. E Então?

Já nos segues nas redes Sociais? Deixa-nos o teu like para sabermos que aqui estiveste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *