Lê, e então?

Ide-vos catar!

Escrevi isto há dois anos. A prova de que o caminho de hoje se faz com as boas decisões de ontem, é que lá está ele, uns dias de férias com a família paterna. A fazer companhia à vovó velhinha e a ser um comparsa da tia. Tal como fez nos Verões passados e em todas as férias escolares. A tomar banho no tanque da fazenda, a brincar na terra, a comer das árvores e a andar de bicicleta. A enroscar-se à lareira, a não ter PS4, nem internet. A fazer crescer memórias que guardará pela vida.

Ele, dez anos, no Domingo à noite, meio birrento: “– Mãe, não quero ir para a tia (paterna)…
Eu: “É só até Sexta. Vais divertir-te!

Ele, hoje: “- Mãe, posso passar aqui na tia o fim de ano? Tenho os meus amigos para brincar, é mais giro ficar aqui!…

A todos os crescidos, sejam eles mãe, pai, família chegada ou alargada, que permitem que as crianças, à mínima coisa, se pretendam afastar da família do lado oposto ao de um divórcio: ide-vos catar!

Quando são pequenos, cabe-nos a nós incentivar a que o contacto com a família do “outro” se mantenha e, se possível, que cresça e os faça estar presentes. Cabe-nos a nós deitar para trás das costas os nossos problemas e pensar que os progenitores – e, consequentemente, a família deles – fomos nós que escolhemos e eles nenhuma culpa têm das nossas escolhas.

Que, por muito que alguém novo chegue e faça um papel brilhante, eles não têm outro pai, mãe ou avós. Que são laços que devem ser cultivados e incentivados.

Graças a isso, o meu filho, apesar do pai viver fora do país, tem uns avós paternos que o adoram e uns tios que o (me) apoiam em tudo. Já me ligou (há uns anos) a pedir baixinho para eu o ir buscar, nesse ano fui buscá-lo mas nunca mais o tornei a fazer.

Ele: “– Mãe, vá lá! Deixa-me ficar nos tios a passar o fim de ano…

A minha resposta de que, às vezes, tomo as decisões correctas é esta.

Eu: “– Podes, sim, filho.

Alienação Parental não tem desculpa.

Famílias mesquinhas: ide-vos catar!

Dezembro de 2016

Rita Leston. E Então?

Já nos segues nas redes Sociais? Deixa-nos o teu like para sabermos que aqui estiveste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *